A gigante Google acaba de liberar a versão final do Google Chrome 9. O navegador conta com novos recursos e teve uma série de falhas corrigidas. Está mais rápido, seguro e prático do que nunca.
Os destaques desta atualização são o Chrome Instantâneo, a Chrome Web Store e o suporte nativo a WebGL. Enquanto ele é instalado no computador você lê sobre tudo que há de melhor neste que é um dos grandes destaques da web dos últimos anos.
Web Store
Desde o lançamento do Chrome OS, o sistema operacional nas nuvens da Google, a gigante da internet conta também com uma loja virtual em que vende e distribui aplicativos. Ali estão centralizados temas e extensões para navegador, bem como jogos e outros extras que incrementam o navegador.
O que já era simples (instalar extensões no Chrome) ficou ainda mais fácil com a Web Store. Agora você conta com tudo reunido em um único espaço, bem organizado e repleto de opções, por meio do qual você acessa os principais complementos e extras para um dos melhores navegadores existentes.
Suporte nativo a WebGL
Isto significa que você pode experimentar vídeos em 3D dentro do seu navegador sem ter que instalar nenhum programa além do próprio Chrome. Na página www.chromeexperiments.com/webgl a Google disponibiliza uma série de exemplos do uso do WebGL que podem ser experimentados gratuitamente.
Chrome Instantâneo
Este novo recurso é semelhante à busca com resultados imediatos do Google, o Google Instant. Ele funciona assim: quando você começa a digitar o endereço de uma página visitada anteriormente, ela é carregada na aba. É um método realmente interessante e inovador que torna muito mais ágil o acesso a páginas de seu histórico.
Para ativar esta opção vá ao menu de personalização e configuração (cujo ícone é uma chave inglesa), depois vá em “Opções” e na guia “Básicas” habilite a opção “Ativar o Instantâneo para pesquisar e navegar mais rapidamente”.
PDF sem plugin
Agora você pode visualizar arquivos PDF dentro do Chrome sem a utilização de nenhum plugin. Sempre que clicar sobre um arquivo neste formato, ele é aberto automaticamente em uma nova aba, em um leitor próprio do navegador. Esta novidade torna mais rápido o carregamento deste tipo de arquivo, normalmente lento devido à utilização de complementos.
Erros corrigidos: mais segurança
Como não poderia deixar de ser, além de algumas novidades o Chrome 9 trouxe uma série de correções que visam melhorar a qualidade da navegação. As principais mudanças foram no quesito segurança, o que aumenta a compatibilidade do navegador com sites de bancos, por exemplo.
Conheça o navegador do Google
Sincronize sites favoritos
Outro aspecto interessante é a possibilidade de sincronizar os seus sites favoritos a partir do próprio navegador. Já na instalação do browser surge uma opção para importar favoritos e senhas dos outros navegadores disponíveis no seu computador.
Se os seus sites favoritos estão armazenados sob uma conta do Gmail, você pode importá-los para a barra de ferramentas e acessá-los sempre que estiver logado com mais facilidade. Para isso vá a Opções > Coisas pessoais > Sincronização > Personalizar.
Agora é possível sincronizar até mesmo os serviços de autocompletar do Chrome. Para configurar o processo, clique em Opções > Coisas pessoais > Opções de preenchimento automático e então preencha os campos que deseja transformar em autocompletáveis.
É possível inserir nome completo, nome da empresa, endereços, cidade, estado, CEP, país, telefone, fax e email, além de informações referentes ao cartão de crédito do usuário. Sincronizar essas informações é bom para quem utiliza computadores compartilhados que podem ter keyloggers instalados.
Tamanho: 22,03 MB
Sistema: Linux X11/KDE/Gnome
Empresa: Google
Sistema: Linux X11/KDE/Gnome
Empresa: Google
0 comentários: