Cameo é uma espécie de gerenciador de desktop e ambiente gráfico portátil que levará novidades na Área de Trabalho de qualquer computador em que o Windows esteja instalado. Basta executar o aplicativo para que seu desktop mude completamente, como se um novo sistema operacional tivesse sido instalado.
As várias mudanças são notadas logo de cara, pois até mesmo a estrutura e as funções de sua Área de Trabalho sofrem profundas alterações. O desktop ganha novos recursos que podem ser acessados via barra de tarefas, agora localizada no topo da tela, e botão esquerdo do mouse.
Vários desktops em um só
Essa opção não existe no Windows originalmente e o que acaba ocorrendo é uma bagunça de janelas abertas, ícones e tudo mais. Com o Cameo isso não acontece, pois ele disponibiliza para o usuário mais de um desktop e, assim como no Ubuntu, é possível “girar” a tela e arrastar uma janela ou iniciar uma nova sessão de um programa para os novos espaços.
Esqueça a barra de tarefas tradicional
Tradicionalmente a barra de tarefas do Windows fica localizada na base do desktop, juntamente do Menu Iniciar. Enquanto o Cameo estiver funcionando essa barra e também a bandeja do relógio do Windows são desativadas e novos elementos surgirão no topo da tela, assim como ocorre no Ubuntu e no Mac.
Relógio, programas abertos e também um menu para navegação entre os quatro desktops do Cameo podem ser acessados. Além disso, no canto direito da barra você encontra um pequeno botão que, ao ser clicado, alterna a exibição das janelas abertas em todo os desktops ou somente as iniciadas no atual.
Acesse rapidamente arquivos e pastas
Quando o Cameo é inicializado em sua máquina, ele “esconde” sua antiga Área de Trabalho, assim como tudo o que nela existia. Isso significa que não é possível minimizar todas as janelas para acessar algum ícone de lá. Porém, essa ação pode ser feita de um modo muito mais simples.
Se você clica com o botão direito do mouse em qualquer área do Cameo, uma menu de contexto se abre repleto de opções. Uma delas se chama “Desktop” e nela são encontrados todos os elementos presentes em sua Área de Trabalho original.
Além disso, você conta com outros atalhos nesse menu: Meu Computador, Lixeira, Arquivos de Programas, Meus Documentos, Pesquisa, Executar, um gerenciador de arquivos, Gerenciador de Processos, Painel de Controle e ainda a opção para desligar/reiniciar a máquina.
E o Cameo não vem sozinho
Este superaplicativo chamado Cameo é, praticamente, um novo sistema operacional que você instala no Windows e pode usar paralelamente ao da Microsoft. Isso porque, junto com o novo desktop e seus novos recursos, estão dezenas de novos aplicativos entre programas e jogos.
Acessando o Menu Cameo (clicando com o botão direito do mouse), você encontra seis novas pastas: “Acessories” (acessórios), “Games” (jogos), “Graphics” (imagem), Internet, “Office” (aplicativos para escritório) e “Sound and Video” (áudio e vídeo). Em cada uma delas existem novos aplicativos.
Na pasta de acessórios você encontra: CCleaner, ClamWin, CMD, Hex Editor, Defraggler, Eraser, Notepad++, Peazip, KeePass e Alarm Clock. Na pasta de jogos encontram-se: Space Invaders, BloxRun, GNUChess, Mines Perfect, LBreakout2, Sudoku, DOSBox. Na pasta de imagens: Cornice e The GIMP.
Na pasta de internet: Google Chrome, Update Chrome, FileZilla, FrostWire, Pidgin, uTorrent, Reach-A-Mail, XChat, PuTTY e Tor. Na pasta de aplicativos para escritório: AbiWord e SumatraPDF. Por fim, na pasta de áudio e vídeo: Audacity, BonkEnc, InfraRecorder e VLC Media Player. São ao todo 35 novos aplicativos em sua máquina juntamente com o Cameo.
Configurações
Ainda no Menu Cameo você encontra a guia “Cameo controls” que permite a configuração do aplicativo. É possível reposicionar itens na sua nova Área de Trabalho, selecionar outro esquema de cores, configurar a parte gráfica, reiniciar e, é claro, encerrar este programa.
Tamanho: 144,04 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000/2003
Empresa: Binary Bums
Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000/2003
Empresa: Binary Bums
0 comentários: